A Profecia de Chilam Balam para o 11 Ahau Katun


Anuncia a chegada dos Espanhóis a América no ano de 1492,

“…Os Barbudos…os rubicundos…” 
nossos irmãos menores. 

e a chegada da Hierarquia Espiritual e a Federação Galáctica, ao redor do ano 2012. 

“…Os Brancos filhos do sol…” 

Anuncia a chegada dos espanhóis a América e adverte a respeito da natureza cíclica dos acontecimentos. O que já tem sucedido, voltará a suceder. Por tanto, também anuncia a volta das Guias e Maestros da Humanidade e a exteriorización da Hierarquia Espiritual e a Federação Galáctica.
“Assenta-se o 11 Ahau Katún com o 13 Ahau Katún.”

Parece dizer que, ao se iniciar um Katún, se mistura com o ônus ou a energia do anterior, que neste caso séria o 13 Ahau Katún. Nas leituras e ensino-aprendizagem do Tzolkin, chegamos a saber que transportamos energias remanecentes desde um ciclo ou encarnação anterior.

Na verdade, o que esta dizendo é que na conta dos katuns:

• A contagem de 520 anos inicia-se em 24 de dezembro de 1492 com o 11 Ahau Katún e conclui-se com o 13 Ahau Katún que corre entre os anos de 1992 e 2012, que se inicia em 28 de abril de 1992 conforme ao calendário civil Haab e o gregoriano nosso; e conclui-se em 24 de dezembro do 2012 em um dia 13 Ahau. 

• Que conforme à estrutura das profecias, divididas em primeira e segunda roda profética, se devem considerar 2 ciclos de 260 anos a cada um.

• E que as profecias para estes últimos 520 anos, estão escritas em uma lógica “alfa-omega”, onde o 11 Ahau Katún é a posição alfa ou princípio, e o 13 Ahau Katún é a posição omega ou de termo, o que em outras tradições se representa, por exemplo, com uma serpente se mordendo a fila, “a serpente ouroburo”. 

• A cada Katún têm um assento ou lugar desde onde reinaria, lugar de seu trono, o lugar de onde exerceria seu domínio e influência, e que ao mesmo tempo lhe dava uma preeminencia e influência sobre todos os outros reinos. O 11 Ahau Katún, tem por assento a Ichcaanzihó, antigo nome da cidade de Mérida em Yucatán, México, lugar onde se consumou a conquista espanhola, sendo esta a razão pela que a conta dos Katuns para estas profecias se inicia com o do 11 Ahau Katún, que era o que regia para esse então.

“Ai, Entristeçamo-nos porque chegarão.
Do Oriente virão quando cheguem a esta terra, os barbudos,
os mensageiros do sinal da divinidade, os estrangeiros da
terra, os homens rubicundos.”